_

_

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Fotos Premiadas Do Mundo Inteiro – Imagens Fantásticas



O fotógrafo italiano Pietro Masturzo foi anunciado como o vencedor do concurso World Press Photo na categoria de Foto do Ano.O brasileiro Daniel Kfouri recebeu o terceiro lugar na categoria Esportes por sua foto de um skatista no ar na megarrampa, em São Paulo.A foto de Masturzo mostra mulheres gritando do terraço de um prédio em Teerã, capital do Irã, no dia 24 de junho do ano passado, em meio aos protestos que se seguiram à polêmica reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad [r7].
Foto do Ano 2009 G
A foto do ano 2009: mulheres gritam em telhado durante protesto no Irã - (Foto: Pietro Masturzo/Reuters)
Veja os outros vencedores por categoria:
Fotos Premiadas 20101_001
Fotos Premiadas 20101_002
Fotos Premiadas 20101_003
Fotos Premiadas 20102_001
Fotos Premiadas 20102_002
Fotos Premiadas 20102_003
Fotos Premiadas 20102_004
Fotos Premiadas 20102_005
Fotos Premiadas 20102_006
Fotos Premiadas 20102 007 660x403 42 Award Winning Press Photos
Fotos Premiadas 20102_008
Fotos Premiadas 20102_009
Fotos Premiadas 20103_001
Fotos Premiadas 20103_002
Fotos Premiadas 20103_003
Fotos Premiadas 20103_004
Fotos Premiadas 20103_005
Fotos Premiadas 20103_006
Fotos Premiadas 20103_007
Fotos Premiadas 20103_008
Fotos Premiadas 20103_009
Fotos Premiadas 20103_010
Fotos Premiadas 20104_001
Fotos Premiadas 20104_002
Fotos Premiadas 20104_003
Fotos Premiadas 20104_004
Fotos Premiadas 20104_005
Fotos Premiadas 20104_006
Fotos Premiadas 20104_007
Fotos Premiadas 20104_008
Fotos Premiadas 20104_009
Fotos Premiadas 20104_010
Fotos Premiadas 2010 _001
Fotos Premiadas 2010 _002
Fotos Premiadas 2010 _003
Fotos Premiadas 2010 _004
Fotos Premiadas 2010 _005
Fotos Premiadas 2010 _006
Fotos Premiadas 2010 _007
Fotos Premiadas 2010 _008
Fotos Premiadas 2010 _009
Fotos Premiadas 2010 _010

terça-feira, 26 de julho de 2011

Veja 10 dicas de fotografia digital


Garotos jogam futebol em uma praia em Zanzibar ao pôr-do-sol nesta fotografia tirada por Bradley Reiman.. Foto: BBC Brasil
Esta fotografia premiada, de Bradley Reiman, utiliza propositalmente o contra-luz. Caso ele quisesse mostrar as pessoas, poderia usar um flash como preenchimento.
Foto: BBC Brasil
Tirar fotografias não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer. A habilidade em fotografar vai muito além de um simples apertar de um botão. Veja a seguir algumas dicas básicas para melhorar suas fotos.
1) Enquadramento
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem pode fazer toda a diferença para deixá-la mais interessante.
Divida mentalmente o visor da câmera em três colunas e três linhas, como em um jogo da velha. As intersecções das linhas são os pontos mais interessenantes da sua foto. As linhas em si também mostram pontos de destaque, para colocar os olhos de uma pessoa ou o horizonte, por exemplo.
2) Flash desnecessário
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Usar o flash muito em cima pode deixar a foto toda clara, e muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, de normalmente três a cinco metros, às vezes um pouco mais. Não adianta deixar o flash ligado em uma foto onde o foco é um objeto a 30 metros.
Um bom exemplo de mau uso do flash são shows. Em linhas gerais, não é necessário luz extra alguma nesse caso. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto. Usar flash só vai iluminar as cabeças de quem está na sua frente, fazendo sumir o resto.
3) Flash necessário
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash é um acessório necessário. Em uma foto contra-luz, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento.
Quando você for tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, como o sol, por exemplo, você pode notar que o sol vai ficar brilhante e somente a silhueta da pessoa vai aparecer. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando ambos visíveis.
4) Cuidado com o fundo
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar um retrato. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou tirar a atenção do foco. Um erro engraçado, porém muito comum, é tirar foto de uma pessoa em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5) Retratos
Aproxime-se. Quando o assunto é uma pessoa, o que se quer mostrar é, oras, a pessoa. Não tenha medo de chegar perto. Se quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça. A esta distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não pode acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no meio.
6) Olhe nos olhos
Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
7) Fotos verticais
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o foco tiver mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera.
8) Aproveite a luz
Não há luz mais bonita que a luz natural do sol. Sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de forma a deixar a fonte de luz à suas costas, aproveitando assim a iluminação. É impressionante quanta diferença pode fazer um simples passo para o lado.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavisar contornos, sendo excelente para tirar retrados.
É preciso de muito cuidado ao usar o flash. A luz dele, além de forte, tem uma cor diferente a do ambiente. Uma luz dura vai deixar rugas e imperfeições muito mais aparente. Já notou como sempre se fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.
9) Cor
A maioria das câmeras digitais vêm com controle de cor, ou white balance. Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz. Mas as configurações pré-selecionadas da câmera nem sempre são as mais indicadas para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade dá uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Experimente bastante o controle de cor até acertar o que mais se adequa ao que você quer.
10) Experimente
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera, para saber tudo que ela é capaz, e tente todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.

Como tirar fotos bonitas com o celular

Entre todos os meus amigos acho que fui uma das últimas a ter um celular com câmera. E por mais que todos falassem que eu não precisava porque tinha uma câmera bem melhor em mãos eu discordava: a câmera presente nos celulares hoje são ótimas em diversas situações e se mostram muito úteis pela praticidade.

O que esperar da câmera do celular?

É bom lembrar que existem diversas opções de celular/smartphone com câmera. Algumas dessas câmeras são extremamente toscas enquanto outras chegam em uma qualidade quase comparável a uma compacta (são conhecidas como “Câmeras com celular” e não o contrário rs.)
No entanto é bom lembrar que o objetivo primordial das câmeras de celular é de criar lembranças. São muitas limitações de qualidade e controle – por isso usamos para tirar fotos não tão boas mas que servem como recordação (saída com amigos, encontro com celebridades e momentos engraçados.)
Porém, sempre levando em consideração suas limitações, é possível sim tirar um pouco mais da câmera do celular. Veja alguns truques que aprendi:

Use as configurações especiais

A maioria dos aplicativos de câmera de celular possuem algumas configurações especiais que não só podem como devem ser usadas: modo retrato, modo foto noturna sem flash, modo paisagem… e por aí vai. Essas configurações vão te dar o pouco controle que pode fazer a diferença na foto final.
taco
Na foto acima usei a opção de “Foto noturna”, que aproveita mais a luz natural e mantém as cores, sem usar o flash.

Pense na composição

Como não temos controle sobre quase nada ao fotografar com o celular o melhor a fazer é investir o tempo pensando em composições bacanas e diferenciadas – é isso que fará a diferença na foto final. Aquela conversa de sempre: olhe o background, procure ângulo inusitados…
photomatt

Abuse do Preto e Branco

Para evitar distrações existentes graças à profundidade de campo bem grande dos pequenos sensores de celular use a opção dePreto e Branco e faça fotos lindas mesmo com qualidade baixa. Mais uma vez invista na composição e conseguirá resultados interessantes!
diabolica

Luz!

Como os sensores dessas câmeras têm uma qualidade bem inferior tome cuidado com a luz. Na foto acima dá para ver a enorme quantidade de ruído – com uma iluminação precária as fotos ficam mesmo com pouca nitidez. Por isso sempre que possível tire fotos em locais com ótima iluminação (como luz natural) e, em caso de retratos, use o “flash” embutido.
Lá no Flickr dá para encontrar fotos lindas feitas com celular. As minhas foram tiradas com um Nokia, e existem também fotos ótimas tiradas pelo IPhone, LG
Você costuma tentar tirar fotos interessantes pela pequena lente do celular? Se sim, fique a vontade para postar as suas nos comentários!
saopaulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger... Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/como-tirar-fotos-bonitas-com-o-celular

Uso do Flash na Câmera


Uma das formas mais complicadas de usar o Flash é em cima da câmera. Sempre que puder evitar de fazer isso, evite. Mas em algumas situações e dependendo do tipo de trabalho que você faz é preciso fazer isso. Então aqui vão algumas dicas de como usar o flash on-camera conseguindo resultados bacanas!
tipos-flash-on-camera

Apontando o flash diretamente

Embora todos digam para “sempre rebater o flash” não caia nessa. Generalizar nunca é legal (adoro essas frases contraditórias… rs). Existem mil e uma formas de usar o seu flash e de forma direta é uma delas! Dá para conseguir efeitos legais de luz dura apontando diretamente. Porém… tome muito cuidado com isso. O “efeito” pode virar “defeito” facilmente quando você aponta o flash direto. Algumas dicas:
Em fotos verticais vire a câmera com o flash apontado para a frente do rosto da pessoa. Aliás, fotos verticais tendem a ficar melhores com a técnica de apontar o flash diretamente pois ele acabará vindo da lateral, ficando bem menos aparente o efeito lavado.
Também “vale” apontar o flash diretamente para criar efeitos de longa exposição (o flash congela o seu assunto e o fundo fica bem exposto pela longa exposição).
Longa exposição (by C. Regina)
Acima uso de flash com longa exposição, efetivo em locais bem escuros!
Não chegue muito perto do assunto ou modelo. Além de “cegar” o retratado você ainda corre o risco de ter a foto “estourada” pelo excesso de luz.
Não abuse do “efeito”, a luz dura vindo da câmera nem sempre fica legal.

Refletindo a luz

Se você estiver em um lugar com um teto ou parede brancos uma idéia é apontar a luz do flash neles. A grande superfície clara irá distribuir a luz fazendo com que a iluminação fique bem difusa e delicada. Assim não existirão sombras duras e o resultado ficará bacana.
Você também pode usar o bom e velho rebatedor para difundir a luz. Um pedaço de papel/plástico branco logo em cima do flash. Ele vai continuar apontando para cima, mas o rebatedor fará com que uma parte da luz vá para cima (se houver um teto branco isso irá ajudar a iluminar o assunto de forma homogênea) e parte da luz vá de forma difusa para o assunto preenchendo. Esse é um dos melhores resultados que você pode conseguir com um flash on-camera e o mais prático caso esteja, por exemplo, em um evento (quando é preciso agilidade).
Caso você não tenha um flash portátil, e sim aquele que vem embutido na câmera, procure formas de difundir a luz fazendo um difusor de papel ou comprando difusores para flash built-in encontrados na internet.
flash-difuso