_

_

terça-feira, 26 de julho de 2011

Uso do Flash na Câmera


Uma das formas mais complicadas de usar o Flash é em cima da câmera. Sempre que puder evitar de fazer isso, evite. Mas em algumas situações e dependendo do tipo de trabalho que você faz é preciso fazer isso. Então aqui vão algumas dicas de como usar o flash on-camera conseguindo resultados bacanas!
tipos-flash-on-camera

Apontando o flash diretamente

Embora todos digam para “sempre rebater o flash” não caia nessa. Generalizar nunca é legal (adoro essas frases contraditórias… rs). Existem mil e uma formas de usar o seu flash e de forma direta é uma delas! Dá para conseguir efeitos legais de luz dura apontando diretamente. Porém… tome muito cuidado com isso. O “efeito” pode virar “defeito” facilmente quando você aponta o flash direto. Algumas dicas:
Em fotos verticais vire a câmera com o flash apontado para a frente do rosto da pessoa. Aliás, fotos verticais tendem a ficar melhores com a técnica de apontar o flash diretamente pois ele acabará vindo da lateral, ficando bem menos aparente o efeito lavado.
Também “vale” apontar o flash diretamente para criar efeitos de longa exposição (o flash congela o seu assunto e o fundo fica bem exposto pela longa exposição).
Longa exposição (by C. Regina)
Acima uso de flash com longa exposição, efetivo em locais bem escuros!
Não chegue muito perto do assunto ou modelo. Além de “cegar” o retratado você ainda corre o risco de ter a foto “estourada” pelo excesso de luz.
Não abuse do “efeito”, a luz dura vindo da câmera nem sempre fica legal.

Refletindo a luz

Se você estiver em um lugar com um teto ou parede brancos uma idéia é apontar a luz do flash neles. A grande superfície clara irá distribuir a luz fazendo com que a iluminação fique bem difusa e delicada. Assim não existirão sombras duras e o resultado ficará bacana.
Você também pode usar o bom e velho rebatedor para difundir a luz. Um pedaço de papel/plástico branco logo em cima do flash. Ele vai continuar apontando para cima, mas o rebatedor fará com que uma parte da luz vá para cima (se houver um teto branco isso irá ajudar a iluminar o assunto de forma homogênea) e parte da luz vá de forma difusa para o assunto preenchendo. Esse é um dos melhores resultados que você pode conseguir com um flash on-camera e o mais prático caso esteja, por exemplo, em um evento (quando é preciso agilidade).
Caso você não tenha um flash portátil, e sim aquele que vem embutido na câmera, procure formas de difundir a luz fazendo um difusor de papel ou comprando difusores para flash built-in encontrados na internet.
flash-difuso                

Nenhum comentário:

Postar um comentário