_

_

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

POR TRÁS DA LENTE


Aqui nesta página você vai encontrar algumas dicas e explicações sobre fotografia, desde a compra de uma camera até regulagens avançadas do modo maunal de uma DSLR.
O que é uma camera DSLR?
Digital Single Lens Reflex
Define uma camera que usa a mesma lente para visualisar a imagem e fotografá-la. Um espelho ou um prisma no interior de seu corpo. reflete a  luz que passa pela lente para o visor, quando a foto é clicada, o espelho/prisma  se levanta e o obturador se abre e a luz sensibiliza o sensor que gera um arquivo digital.
O que devo saber antes de comprar minha camera digital?
Existem dois tipos de camera: a automatica e a reflex digital (DSLR).
Para quem gosta de tirar fotos pessoais, de festas de fim de semana ou em casa, as cameras automáticas com lente fixa, flash imbutido e visor de lcd, vão atender cerca de 90% das necessidades das suas imagens. Esse tipo de camera tem ótimas regulagens automáticas que você só tem que se preocupar em apertar o botão. Mas também há modelos mais completos em que você faz os ajustes manualmete: como velocidade, iso e abertura, o que é um bom começo se futuramente quizer uma camera totalmente manual como a DSLR.
Pesquise antes de comprar uma camera automatica. Não tome por base apenas os megapixels, porque hoje nem se fabrica mais cameras com menos de 5MP.  Os MP só influenciam no tamanho das fotos que a camera pode fazer, logo uma de 5MP faz ótimas fotos 10×15 ou 15×21. Agora você deve estar se perguntando o que precisa procurar na camera. Vamos lá:
  • Em primeiro lugar faça uma lista de como, onde e por quê usar a camera. Não há necessidade de pagar mais caro por um superequipamento se você não vai usar tudo o que ele oferece.
  • Escolha uma camera que a lente ofereça o maior zoom óptico. Evite o zoom digital porque ele recorta as bordas da imagem para aproximá-la e pode deixar a foto granulada.
  • Olhe a abertura focal. Normalmente essas especificações estão próximas da lente, procure por números entre 1,2 a 2,8, de 3,5 para cima já se perde muita luz. (Veja a foto a cima: abertura e zoom estão escritos logo abaixo do flash).
  • A Camera deve ter uma seleção de ajustes e regulagens manuais para que você possa aprender e usar sua criatividade.
  • Flash imbutido com opção de redução de olhos vermelhos.
  • A tela de LCD deve ser grande o suficiente par ajudar a ver e avaliar suas fotos.
  • Confira a duração das pilhas ou da bateria. Um visor LCD ligado sempre gsta mais energia.
  • Veja se o cartão de memória da camera é de uso comum, como os Compact Flash (CF) ou Secure Digital (SD).
  • Confirme se a camera pode ser ligada diretamente ao computador por meio de um cabo USB 2.0
  • Por ultimo, escolha uma que melhor se enquadra com seu estilo e o valor que você pretende gastar.
Reflex Digital. Uma camera mais para uso proficional, com lentes inercambiáveis, flashses, filtros e muitos outros acessórios que podem ser adquiridos a parte.
Para escolher sua camera DSLR, procure pelas seguintes características:
  • Sistema completo de lentes, flashes e acessórios, de modo que você possa “tunar” seu equipamento de acordo com suas necessidades ou à medida que for ganhando experiência.
  • Formatos de imagem JPEG e RAW.
  • Possibilidades de ajustes automáticos, programáveis e totalmente manuais (velocidade, ISO, abertura, flash, balanço de brancos…).
  • Ajuste dioptimétrico no visor.
  • Lembre-se de que os Megapixels não são o maior fator de influência na escolha, mas prefira os de 6MP para mais.
  • Tela de LCD grande para conferir os resultados.
  • Bateria com boa duração (LCD maior gasta mais bateria).
  • Conexão direta com o computador via USB 2.0.
  • Cartões de memória CF ou SD.
Lembre-se de que este tipo de camera requer maiores investimentos com equipamentos, como lentes, filtros e flashes, e maior cuidado com o sensor de imagem. É preciso levar em uma loja apropriada para fazer limpezas periódicas do equipamento que não podem ser feitas em casa.
Entre no site do fabricante, pesquise pelas especificações da camera, a localização da assistência técnica na sua região. Prefira marcas de renome como Canon,Nikon e Sony.

Parte #1 – Corpo da Camera

Nikon D60

Parte #2 – Tipos de Lentes

Lentes Normal (Padrão)
Lentes zoom com até 50 mm.
.
Lentes prime
Em uma definição simples, as lentes prime são aquelas que não possuem nenhum tipo de zoom — a distância focal é sempre a mesma. A vantagem desse tipo de lente é que elas são leves e mais baratas, além da qualidade da imagem ser um pouco melhor que as lentes zoom. São ideais para retratos posados ou paisagens.
Lentes zoom
.
São lentes que possuem zoom óptico. São divididas em 3 subtipos: meia-tele: até 200mm, tele 200mm-400mm e super-tele: acima de 400mm.
A grande vantagem dessa lente é a versatilidade: uma foto de algo próximo, como um close distante. São mais caras e ocupam mais espaço — quanto maior o zoom maior a lente.
Lentes macro
Macro são lentes utilizadas para fotografar objetos bem de perto, de um detalhe. Embora muitas lentes atualmente venham com uma função macro, uma lente “legítima” produz closes muito mais bem focados.
Lente grande-angular
São lentes que tiram fotos de uma grande perspectiva, tem um ângulo de visão muito maior, porém, distorcem objetos próximos devido à curvatura do vidro (efeito chamado de aberração esférica ou cromática). Enquanto uma lente zoom chega a ter 18° de visão a grande-angular tem 180°. É também conhecida como “olho de peixe”

Parte #3 – Funções Programáveis (M)

  • ISO Sensibilidade à luz. Quantidade de luz necessária para expor uma fotografia.Os valores ISO variam a partir de ISO 50 até 6400, sendo que algumas cameras já ultrapassa esse valor.  A progressão do valor ISO é sempre dobrada, de 50, 100, 200, e assim sussecivamente.Ambientes com muita luz, como numa foto externa em dia de sol forte, utiliza-se ISO baixo, já em lugares com pouca luz como teatro e shows utiliza-se ISO alto. Quanto maior o ISO maior o ruído na imagem. Isso acontece porque o processador da camera, A/D-converter, converte os sinais provenientes do sensor de imagem para o formato JPEG.
ISO 100 - 1/100s - f/5
ISO 800 - 1/3200- f/4,8
  • ABERTURA (f/) É o controle da quantidade de luz que passa pela lente e chegar no sensor através de um mecanismo chamado diafragma. Ao contrário do ISO, esse valor é medido inversamente, ou seja, quantomaior a abertura, menoro numero, ex: f/1.2, e quanto menor a abertura, maior o numero, ex: f/36.Pelo controle da Abertura també, pode-se controlar a Telemetria¹ da imagem.
    ¹ Telemetria em Parte #4
ISO 400 - 1/200s - f/5
ISO 100 - 1/250s - f/9
  • VELOCIDADE DE EXPOSIÇÃO (seg.) Tempo, em milésimos de segundo, que o obturador fica capturando luz. Varia desde 30 segundos de expsição até 1/4000 segundos (4000 milésimos de seg). A velocidade do obturador é o que faz a imagem ficar estática ou com movimento (tremida).
ISO 200 - 1/1000s - f/5,6
ISO 800 - 1/40s - f/5,6

Parte #4 – Telemetria (Profundidade de Campo)

TELE: DISTANCIA METRIA: MEDIDA
Em óptica, profundidade de campo é um efeito que descreve até que ponto objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco aparentam estar nítidos. Regra geral, quanto menor for a abertura do diafragma (maior o valor), para uma mesma distância do objecto fotografado, maior será a distância do plano de foco a que os objetos podem estar enquanto permanecem nítidos.
Só pode existir um ponto focalizado, e a profundidade de campo gera uma impressão de focalização nos elementos contidos em diversos planos.
FOCO
Micro: regulável para 1°, 2° e 3° planos.
Vida de Cao © Camila Casteleti
Macro: foto de detalhe, objetos muito pequenos.
Fire Star © Camila Casteleti
Infinito: foco nítido em grande parte da imagem.
Depois da Chuva © Camila Casteleti

Parte #5 – Como Compor a Imagem

  • Regra dos TerçosÉ uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados.E como funciona? É bem simples: dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, formando assim 4 pontos de intersecção. Posicionando o assunto que se deseja destacar nesses pontos obtem-se uma foto equilibrada e muito mais interessante.Na nossa cultura, a movimentação dos olhos na leitura é sempre da esquerda → direita e de cima para baixo. Dessa forma é quase que automático que ao olhar uma imagem também fazer essa movimentação, logo a diagonal esquerda alta → direita baixa é a mais utilizada.
Compare as fotos abaixo, a primeira não se aplica a regra dos terços e a segunda sim.

Parte #6 – Iluminação

  • Luz Natural: pode-se usar ISO baixo para evitar ruido.
ISO 100 - 1/80s - f/18
  • Pouca Luz: ISO alto, pouca velocidade, muitas vezes necessita-se de tripé.
ISO 100 - 10s - f/3,8
  • Contra Luz: o fotômetro (medidor de altas luzes, tons médios e sombras) mede a alta luz e deixa tudo que tem pouca luz escuro: foto de silhueta.
ISO 800 - 1/1600s - f/5,6
  • Flash: o flash pode melhorar ou acabar com a foto. O certo é regular a intencidade do flash pouco maior que a luz ambiente. Também serve para preencher as sombras de relevo (fill flash).
flash bem regulado
flash estourado
© Camila Casteleti – Todos os direitos resevados.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário