Por Ernst Haas
Essa frase de Haas resume algo essencial de ser lembrado: antes de colocar o seu super-mega-fodástico equipamento na frente da sua carinha, olhe para o que vai fotografar sem lentes no meio do caminho. Use aquele equipamento que todo mundo tem igual: seus olhos. Com os olhos podemos poupar cliques inúteis e perceber cliques extraordinários.
Paisagens
Ao fotografar uma paisagem evite chegar, montar seu tripé e sair clicando. Dê voltas pelo local, olhe todos os detalhes que podem ou não aparecer na composição, veja o comportamento das linhas, das formas. Olhe para cima. Olhe de cima. Preste atenção de onde a luz está vindo. Preste atenção no formato que as sombras estão tomando. Veja de perto as texturas, veja de longe os formatos. Conheça todos os ângulos para aí sim montar seu equipamento e começar a fotografar as composições pensadas.
A foto abaixo é a foto padrão que todo fotógrafo curitibano tem do Parque Tanguá (super queridinho de quem quer treinar fotografia porque além de lindo tem um pôr do sol que todos os dias dá um show).
Tentando aplicar o olhar diferente fiz esta outra foto abaixo. Ok, não está espetacular ou totalmente especial. Mas com certeza sai do sentimento seguro (mas sem tanta criatividade) daquela foto tradicional de cartão postal dando menos atenção para o monumento principal.
Ande um pouco e conhecerá novos ângulos.
Perceba os backgrounds e “upgrounds”
Quando for fotografar um assunto específico olhe em volta e veja os backgrounds. São neutros o suficientes? São não-neutros de forma a ajudar na foto? Olhando para todos os lados quais são as opções que você tem? Também é interessante olhar para os “upgrounds”. Ou seja: fotografando ligeiramente mais de baixo você pode ter um “background” que estava em cima do seu assunto fotografado! Vale o mesmo de cima pra baixo (“downgrounds”? Esse soa esquisito rs).
Na imagem abaixo simplesmente fotografar de um nível mais baixo (de baixo pra cima) fez a foto ficar com menos gente atrapalhando no fundo e a bela iluminação do teto deu destaque ao buquê:
Na foto abaixo o background adicionou à imagem com suas texturas e cores, mas ainda sendo neutros colocando os noivos super em evidência:
Já na foto abaixo o fundo atrapalharia se estivesse em foco também, a solução foi evidenciar a modelo deixando somente ela em foco e se destacando do fundo com a luz de cabelo/contorno:
Aproveite para nessa hora retirar ou mover objetos que podem atapalhar ou ajudar na composição.
Quando necessário se antecipe
Mas nem sempre é possível ter tempo suficiente para analisar tudo na hora de fotografar. Por exemplo: você não pode posar a noiva, na hora da entrada, no lugar com o fundo mais bonito. Por isso você pode se antecipar conhecendo o lugar e posicionando as únicas coisas que você terá controle: você e suas luzes! =) Olhe em volta, antecipe o que vai acontecer e na hora de fazer a foto os resultados serão os melhores possíveis.
Olhe e pense
Mas uma foto não é feita só de composição e iluminação. Seja lá o que você estiver fotografando saiba qual é o seu objetivo, o que você quer/precisa mostrar, e tente ver com esses olhos. O objetivo é mostrar a beleza de um lugar? O objetivo é mostrar uma emoção? Um momento? Olhe com os olhos, analise com a cabeça e só então comece a pensar na parte técnica. :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário