_

_

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

É legal fotografar FORA da hora mágica


Já expliquei aqui toda a necessidade de se fotografar na hora mágica. Mas, por incrível que pareça, adoro quebrar essa regra.

Sim: os fotógrafos de natureza idolatram a hora mágica. E com certeza a luz mais gostosa e natural realmente existe só neste pequeno momento… mas isso não quer dizer que todos nós devemos, o tempo todo, fotografar somente na hora mágica!
Primeiramente porque isso é inviável – existe cerca de 1 hora de verdadeira hora mágica por dia. O que você vai fazer com as outras 23 horas? Domir? Nãããão… principalmente se você trabalha com fotografia existem momentos em que será necessário fotografar em pleno meio dia. E existem momentos que precisam ser fotografados, independente da hora. Não é viável ficar esperando a hora mágica pra tudo, sempre.
“Segundamente” porque não é nada criativo!
Detalhe: aqui não falo a respeito de paisagens. Quando a gente fotografa paisagens a hora mágica é realmente uma regra quase impossível de se quebrar. Além do que não dá para levar uma paisagem inteira para a sombra ;)
Um exemplo prático: eu fotografo principalmente gravidinhas em locação externa. E agora estamos em pleno inverno curitibano. Às 5h a luz está linda e mágica… mas já está bem frio! Eu não posso fazer a fotografisse de deixar minha cliente passando frio só porque a luz é bonita! ;)

Usando a luz do dia ao seu favor

Para mim o interessante das horas não-mágicas é que dá para você ter bastante “controle”. Por exemplo: se você quer uma luz suave, você pode simplesmente ir para uma sombra ou criar uma sombra com um difusor ou rebatedor (dá pra fazer isso de objetos à pessoas). Se você quer uma luz mais dura é só ir pra debaixo do sol e se posicionar de forma a conseguir o efeito desejado. O próprio sol bem baixinho (antes de se pôr) pode nos dar uma luz super divertida!

Usando contra-luz nos retratos

Em momentos em que o sol está forte mas um pouco baixo (como agora no inverno e dependendo de onde você mora) sempre deixo meu/minha modelo de costas para o sol. Ele que de antemão oferecia uma luz dura e feia para ser minha luz principal vira uma bela luz de contorno! O/a modelo fica na sombra e caso essa luz seja muito forte posso usar um rebatedor para retornar um pouco de luz suave ao rosto.
Exemplos:
Nessa foto usei a luz do sol como luz de contorno nos dois:
Contra luz
Nessa foto o sol estava se escondendo atrás das árvores. Falei para meu modelo sentar num morrinho e me abaixei para pegar as luzes que vinham de trás das árvores. Como era mais tarde a luz de contorno ficou bem mais suave e quente do que na foto anterior, mas funcionando tão bem quanto:
Contra luz
Nessa foto usei um rebatedor na frente dela, retornando um pouco de luz suave no rosto:
Contra Luz
Resumo: não tenha medo de não fotografar na hora mágica =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário