Sem medo da luz artificial
Utilizar flash, luz contínua ou qualquer fonte de luz artificial na hora de fotografar não precisa ser um bicho de 7 cabeças. Muito pelo contrário: devemos aproveitar que temos todo o controle sobre essa iluminação! Não podemos “arrastar” o sol para lá ou para cá somente para iluminar o nosso assunto melhor, já as luzes artificiais podem ser controladas.
Luz natural vs Luz artificial
A luz natural pode te dar um efeito suave ou preciso dependendo da hora do dia. O nosso querido sol está lá todos os dias, isso é praticamente garantido (bom, pelo menos nunca falhou durante minha vida rs), só esperando ser “usado” como fonte de luz para nossas fotos – e de graça.
Mas nem sempre temos a possibilidade de usar a luz natural – ou somente ela – quando:
- A foto precisa ser tirada em um ambiente fechado
- Está de noite ;)
- Estamos em uma posição contra o sol
- Queremos um efeito que precisa de fontes de luz em posições diferentes
- A luz natural está criando sombras muito acentuadas
Flash em conjunto com a luz natural
É muito legal usar os dois juntos. Usamos a luz natural com toda sua potência (grátis!) e ainda controlamos mais fontes de luz de acordo com a nossa necessidade. Também podemos usar o flash junto com a luz natural quando o fundo está muito claro e o assunto fica escuro (como em uma foto de turista, onde você quer aparecer e ao fundo quer uma linda paisagem).
Somente flash / luz artificial
Para um efeito mais suave espalhe a luz do Flash (rebata no teto, em um rebatedor acoplado ou use difusores). Só não vá fazer como o Rubens ali em cima e rebater na própria cara. rs…
Para um efeito mais duro jogue o Flash direto no assunto, só de um lado, por exemplo. Esse tipo de iluminação “imita” a iluminação dura do sol durante as horas de pico, podendo criar um efeito mais forte e menos genérico.
Para um efeito de silhueta use uma luz artificial iluminando somente o fundo. Assim o seu assunto ficará no breu e só formará a silhueta.
Outra forma de utilizar a silhueta é iluminar o fundo e colocar uma luz vindo de trás do assunto. As “bordas” ficarão iluminadas e o resultado pode ficar bem bacana.
Esses são poucos de vários exemplos de como a luz artificial pode te ajudar em melhores fotos. Sim, a luz natural é ótima, mas não devemos limitar a nossa criatividade se também podemos ter mais controle. Não quero mais ouvir fotógrafos dizendo que “a luz natural é a melhor” – a luz adequada para os nossos objetivos com aquela foto é a melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário