1. Quando você precisa fazer muitas fotos
E quando digo “precisa” quero dizer em vão. Estou falando de situações em que você realmente precisa fazer muitas fotos por causa de algum evento específico ou trabalho. O Brian dá como exemplo todo tipo de evento, de um casamento a uma corrida de carros.
Não que essas situações não possam ser fotografadas com filme, mas é que vai sair bem mais caro e complicado, a não ser que você seja um fotógrafo incrivelmente fodástico.
2. Quando as condições de luz mudam rapidamente
Uma das maiores inconveniências do filme é que não dá para mudar o filme assim que você precisa de uma nova sensibilidade (ISO) – ou você termina com o rolo de filme ou volta tudo e escreve aonde parou (olha o trabalhão!) Já nas digitais é muito fácil e prático somente mudar, nas configurações da sua câmera e em segundos, o ISO desejado.
3. Quando você está viajando por um período longo
Como são apenas algumas poucas poses por filme você consegue acumular muitos rolos em uma viagem um pouco mais longa! Além do próprio custo do filme e da revelação isso também tem um problema: ocupa bastante espaço!
Fotos digitais, pelo contrário, não ocupam quase nada de espaço, principalmente se você já carrega um notebook com você.
4. Quando você precisa dar um retorno bem rapidamente
Nem todos os trabalhos que você fizer precisam necessariamente de uma tonelada de fotos (item 1) mas a maioria hoje em dia pedem uma rápida entrega das fotos. Muitas vezes é preciso entregar as fotos ali, no momento do clique.
Nesse caso fotografar com filme se torna bem complicado e provavelmente dá mais trabalho do que vantagens.
Principalmente quando falamos de fotos pessoais: você só quer fazer a foto e colocar rapidamente no seu blog, twitter, Facebook… tudo para compartilhar rapidamente suas fotos com família, amigos e quem está longe.
Se você quer colocar uma foto de filme é preciso fotografar o rolo inteiro, revelar, deixar secar cortar, escanear, processar e finalmente colocar na web. Já com digital é rápido: tira foto, faz download, diminui e joga na web. Isso se você não tá tirando a foto com o celular e pode fazer isso na hora!
5. Quando você não quer gastar o dinheiro
Existe com certeza um equilíbrio nos custos de digital vs filme (pode ser necessário revelar as fotos, mas lembra das câmeras de 50 dólares?) – mas nem todas as situações justificam o preço de cada foto de filme, e pronto. Em algumas situações você nem vai querer revelar as fotos mesmo, porque não deixá-las de uma vez somente no computador?
—
Para mim as vantagens das digitais mais me parecem como alternativas para as desvantagens do filme… rs… mas definitivamente o item 4 é o mais importante para quem trabalha com fotografia atualmente (e o motivo pelo qual hoje é muito mais comum achar fotógrafos fotografando com filme somente por “curiosidade”, e não a trabalho.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário