Depende de você!
Se existem essas duas opções é porque tem gente que prefere uma ou outra, certo? Tem pessoas que são mais produtivas aprendendo em um curso, e tem pessoas que são mais produtivas aprendendo por conta.
E como saber o seu perfil?
Normalmente quem é autodidata tem muita paciência para filtrar informações. Hoje, com a internet, é fácil fazer uma busca e encontrar milhares de resultados. Mas é preciso muita paciência, pois quando queremos aprender algo não sabemos nem o que pesquisar. Por isso pesquisamos algo bem genérico (como “aprender a fotografar”) e daí vamos clicando em links, indo para outras páginas e descobrindo o mundo de coisas que precisam ser aprendidas. Não pense que é mais vantajoso: o dinheiro que você deixa de gastar em um curso você perde em tempo – filtrando muitas informações. Eu sou esse tipo, fico horas indo de um lado pra outro, às vezes aprendendo coisas que nada têm a ver com o que eu queria aprender de início.
Ao contrário do que muitos pensam cursos não servem para ensinar tudo sobre fotografia. Cursos servem para te mostrar o caminho. Aí você ganha tempo, pois sabe exatamente o que precisa aprender. E o melhor: tem alguém para perguntar assim que uma dúvida chega! Sem dúvida é mais rápido e é como aprender pegando atalhos. Outra vantagem dos cursos é ter ali, na sua frente, exemplis físicos do que é ensinado. Aprender por imagens em um livro ou em uma tela necessita de bastante poder de imaginação!
Uma dica: leia meu Guia “Aprenda a Fotografar em 7 Lições” – se você conseguiu entender os princípios da fotografia só com ele (nem que para isso tenha sido necessário fazer algumas buscas no google) é porque seu perfil é mais autodidata. Se você pensou o tempo todo que queria tirar dúvidas com alguém e que seria melhor aprender ao vivo e à cores, com exemplos e tudo, melhor partir para um curso!
Cursos e workshops também são Networking
Uma vantagem dos cursos e workshops é a rede que você faz. Ter professores e colegas para conversar, trocar ideias, experiências e fazer parcerias não tem preço. Por isso mesmo que você queira pular o curso básico, não deixe de participar de outros eventos.
Minha história
Vou contar como funcionou pra mim, para vocês verem como cada um tem sua história:
Quando cheguei para a entevista em um estúdio de fotografia, para trabalhar com design/edição de fotos, meu chefe perguntou: você fotografa? Eu disse que só por hobbie. Até lá eu não imaginava que era possível uma pessoa como eu ser ser “fotógrafa”. Não imaginava que eu teria a capacidade de usar câmeras enormes cheias de botões, etc. Para mim fotografia era um bicho de 7 cabeças.
De repente, não mais que de repente, eu me interessei por fotos. Estava lá, todo santo dia, trabalhando em um estúdio fotográfico, e acabei me interessando. Minha chefe tinha uma coleção de revistas, apostilas e livros antigos de fotografia no depósito e, como eu almoçava por ali mesmo e sempre sobrava tempo no horário de almoço, resolvi começar a ler esse monte de coisa. Em poucas semanas já tinha “matado” todos os livros e revistas! rs…
Comecei a treinar com uma câmera analógica, também da minha chefe, coisas como composição e foco. Estudei, estudei, estudei. Observei, observei, observei. Um dia pensei: preciso urgentemente de uma câmera para colocar tudo isso em prática!
Com muito esforço e economia (eu ganhava bem pouquinho) comprei minha câmera. Antes mesmo dela chegar eu já fiz o download do manual e li de cabo a rabo. Quando a câmera chegou meus olhinhos brilharam e comecei a colocar o estudo em prática. Pelo menos eu já sabia exatamente como usá-la, pois o manual estava grudado na minha cabeça!
Na prática vi que era beeeeem mais difícil do que parecia! rs…
Pois bem, a partir daí meus chefes começaram a me levar nos eventos (primeiro só para segurar luz, e depois, olha que orgulho, como segunda fotógrafa!!!!) e assim fui aprendendo bastante na prática.
Depois disso, quando comecei a seguir carreira solo, vi a necessidade de aprender mais com a experiência dos outros. E é aí que entram os Workshops! Não fiz nenhum curso oficial de fotografia, mas sempre que posso participo de workshops para me atualizar. O último foi a uma semana atrás, no Wedding Brasil. Dependendo da sua experiência você vai aproveitar mais ou menos as lições “técnicas” dos workshops, e passar a prestar atenção nas experiências.
—
Você decide se faz um curso de fotografia inicial ou não, mas nunca deixe de montar sua rede! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário