_

_

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A permanência da fotografia em preto e branco

Pensando no avanço da fotografia digital, me faço duas perguntas:
A. Porque ainda se usa a fotografia em preto-e-branco?
B. Porque a fotografia em preto-e-branco ainda é usada em casamentos e outros eventos?


Lú e os pontos de luz - Retrato de 1997

A. Porque ainda se usa a fotografia em preto-e-branco?

A fotografia nasceu em preto e branco, ou preto sobre o branco, no inicio do século 19. Todos os princípios da fotografia foram descobertos ou desenvolvidos antes do surgimento da fotografia colorida.

Desde as primeiras formas de fotografia que se popularizaram, como o daguerreótipo, aproximadamente na década de 1830, até os filmes PB (preto-e-branco) atuais, houve muita evolução técnica e diminuição dos custos. Os filmes atuais hoje tem uma grande gama de tonalidade, superior mesmo aos coloridos, resultando em fotos muito ricas em detalhes. Por isso as fotos feitas com filmes PB são superiores às fotos coloridas “transformadas” em PB.


Casamento de 2001

Com o surgimento dos filmes coloridos, popularizados a partir da década de 1960, muito se falou no fim da fotografia preto-e-branco. Mas nós sabemos que isso não aconteceu e ainda hoje se usa muito a fotografia PB. Mas como ela sobreviveu? Porque ainda se tiram fotos em PB se existe filme colorido? E agora, com o advento da fotografia digital?

Alguns fatores que contribuíram para isso:
- a fotografia em PB se tornou uma opção artística
- os filmes PB tem maior riqueza de tons
- a falta de cor torna a imagem registrada mais distante do nosso olhar (colorido), o que facilita a busca de um registro além da realidade, ou de uma outra realidade. Seria a poesia fotográfica
- a fotografia em PB facilita a abstração das imagens, o que nos permite criar algo que não é um registro, mas sim algo novo, algo por si mesmo, enfim, arte
- Uma fotografia PB dura mais tempo, aproximadamente 200 anos, contra 100 da colorida.
- a fotografia em PB e tornou um diferencial
- a fotografia em PB desperta saudosismo
- sem a presença das cores podemos perceber melhor as formas, expressões e tonalidades
 - outros aspectos ainda poderiam ser destacados, já que cada pessoa pode ver outros fatores


Faixas - 2008

Com a fotografia digital ficou bem mais fácil e barato fotografar em PB. Pode-se tirar as fotos em cores mesmo, e depois convertê-las para PB no computador ou até mesmo tirar as fotos já em PB, usando o filtro da câmera.

B. Porque a fotografia em preto-e-branco ainda é usada em casamentos e outros eventos?

Quando nos preparamos para casar, nos preocupamos muito em registrar esse dia tão especial e maravilhoso, por isso procuramos um fotógrafo. Mas não queremos fotos quaisquer, e não queremos fotos comuns, como aquelas que costumamos tirar nas férias ou em aniversários das crianças. Queremos fotos de qualidade, sensíveis, diferentes e originais. Por isso procuramos um profissional.


Casamento de 2004

Mas se queremos fotos que realmente se diferenciem, que sejam “artísticas”, “jornalísticas”, românticas e sensíveis, poderemos pensar em fotos PB. Isso porque as fotos PB tem um clima mais atemporal, eterno, assim como esperamos que seja nosso amor. O casamento de certa forma deve ser em preto-e-branco, pois durará mais tempo, terá uma aparência que não envelhece, será diferente, admirável e sensível, e poderemos prestar mais atenção à sua forma do que suas cores. Você já reparou como as fotos em preto-e-branco transmitem mais emoção? A falta de cor pode revelar outras coisas!

Yuri Bittar
Designer, fotógrafo e historiador
Atualmente ministra o curso A fotografia e a Cultura Visual
Site pessoal: http://www.yuribittar.com


Fonte:  http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=30289.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário