Calma! Eu não estava mentindo quando disse que ele é essencial. O tripé, na teoria, é um dos melhores equipamentos para se ter na hora de conseguir fotos super nítidas. Mas como dizia o sábio: “na prática a teoria é outra” (sim, o objetivo é ser contraditório).
Devo comprar um tripé?
Sim. Independente se você vai usar muito ou não, todo fotógrafo deve ter um tripé – acredite, ele ajuda em muito em diversas situações, nem que seja para segurar alguma luz rs… Algumas pessoas vão usar ele mais, outras menos. Então não duvide disso, ter um tripé é sim essencial para todos. A pergunta certa a fazer é…
Quanto devo gastar no tripé?
O segredo está na qualidade do tripé. Obviamente se você usará ele pouco não precisa investir no top de linha. Se suas fotos não existem sem um tripé de qualidade obviamente você vai comprar o melhor que puder. Algumas dicas:
- Se você fotografa retratos como eu não é necessário investir muito neste equipamento. Correr atrás de crianças ou ir para lá e para cá em um casamento com um tripé “pendurado” na câmera não é nada prático e suas fotos só vão sair piores por isso. O tripé vai servir para ocasiões específicas e quando você estiver com vontade de fotografar algumas paisagens com máxima nitidez.
- Se você fotografa natureza, arquitetura e still – que têm “modelos” mais quietinhos – um bom tripé é um investimento importante. É preciso que ele tenha regulagens de qualidade e seja forte para aguentar correria e bastante uso. Se o objetivo é bem específico – como fotografar estrelas/luas/planetas/etc – saiba que um tripé especial será o equipamento mais importante do seus set.
Veja o tipo de fotografia que você gosta e saiba que o melhor amigo do fotógrafo pode ser um mero coadjuvante em algumas situações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário