_

_

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Evento: Wedding Brasil


Do dia 6 ao dia 8 de Abril aconteceu em São Paulo o Wedding Brasil – Congresso de Fotografia de Casamento. Fui gentilmente convidada pela Editora Photos para participar do evento e contar aqui as minhas experiências. Quem me segue no twitter também viu vários updates com a tag , ao vivo!

Como foi

Foram 3 dias de palestras, práticas ao vivo e bate papo com vários fotógrafos bacanas. Vou comentar um pouquinho sobre cada palestra que assisti (houveram mais algumas que acabei perdendo) para quem não foi saber quanta coisa legal acontece lá – e se preparar para ir no ano que vem!
Fechando mais contratos através de uma estratégia de vendas Eficaz, com Vinicius Matos
O Vinicius, um dos fotógrafos mais famosos do país graças ao seu marketing, mostrou algo que muitas vezes (por incrível que pareça) é esquecido pelos fotógrafos: a necessidade de cuidar do cliente desde o primeiro momento. Como cada telefonema, email ou visita é importante e como o atendimento é uma das partes mais importantes para fechar um negócio. O Vinicius é um ótimo fotógrafo, mas não adianta ser somente um ótimo fotógrafo para ser um fotógrafo de sucesso!
Minha nota para esta palestra: 5/5
Maing-of dos noivos: explore ao máximo esse momento, com Danilo Vieira

Danilo Vieira palestrando, por Ale Carnieri
Achei que essa palestra foi mais “leve”, sem tantas informações novas. Dá pra ver que o Danilo (super jovem!) é um querido e também um fotógrafo maravilhoso. Mas uma palestra inteira só sobre o “making of”, principalmente hoje que essa parte já é bem valorizada pela maioria dos fotógrafos de casamento, não foi lá muito cheia de novidades.
Minha nota para esta palestra: 3/5
Descondicionamento do olhar: saia da rotina, com Claudio Feijó
Para variar o experiente Feijó deu show na sua palestra. A palestra, em si, foi meio que “sobre tudo” e até bagunçadinha, pra ser sincera. Mas essa pequena amostra da oficina de descondicionamento de olhar que ele dá foi bem divertida. Ele é daqueles que sabe dar uma palestra sem ficar cansativo! Esses psicólogos….
Minha nota para esta palestra:  3/5 (foi uma delícia, mas uma bagunça de informação! rs)
Casamento religioso: cena por cena, com Daud Pacha
Daud é um fotógrafo excelente. Mas esse assunto sobre o qual ele falou… ai que cansativo! Eu leria um post em blog sobre isso, mas uma palestra de uma hora e meia é complicado. Dá para ver como ele é experiente e fez sua palestra sem demagogias. Muitos “pseudo-puristas” não gostaram, mas ele mostrou a realidade de um fotógrafo digital de casamento. O estilo dele é um pouco mais tradicional, mas deu para aprender bastante da sua experiência.
Minha nota para esta palestra: 3/5 (ah se não fosse tão cansativa…)
Flash TTL: seu grande aliado, com com Raphael Fraga
Eu sou uma usuária de flash e flash off-camera, por isso gostei de ver essa palestra, que deu vários insights sobre o assunto de uso de flash na prática durante um casamento. Mas veja bem, o Raphael Fraga parecia eu no formspring tentando responder todas as perguntas de todo mundo. Isso é meio impraticável em uma palestra com mil pessoas! rs… mas gostei bastante!
Minha nota para esta palestra: 5/5
O segredo da boa foto ainda é a simplicidade, com Ale Borges
Amei a palestra do Ale por vários motivos!
1. Ele é super querido e fotografa a pouquíssimo tempo. Dá para ver quando a pessoa tem sensibilidade e consegue chegar aonde chegou rápido desse jeito. E ele manteve a humildade, o que é lindo no mundo fotográfico onde temos uma certa “overdose” de gente metida. Olha só a frase que encontrei no blog dele, falando sobre a palestra:
Eu tentei mostrar na minha apresentação que um fotógrafo não precisa gastar uma fortuna com equipamento para fazer boas fotos – Ale Borges
Como vocês sabem eu não poderia concordar mais com essa afirmação!
2. O estilo dele é bem marcante e bacana, pois ele praticamente só usa lentes fixas durante um casamento. Isso garante muuuito uso da luz natural e retratos lindos por conta do DOF curtinho. A palestra em si não teve muita novidade para mim (não sou usuária “ferrenha” de lentes fixas mas gosto bastante) mas foi muito agradável!

Ale Borges palestrando, por Ale Carnieri
Só uma dica pra organização do evento: poxa, colocar palestra de Flash TTL e depois de uso da luz natural foi muito estranho. Parecia que os dois palestrantes estavam “se desafiando” sendo que sabemos que isso não é verdade. Cada fotógrafo e situação tem sua necessidade, mas as duas palestras, uma seguida da outra, deu uma sensação esquisita!
Minha nota para esta palestra: 5/5
Festa: explorando um universo de luzes e cores, com Lauro Maeda
Não gostei muito dessa, acho que assim como a palestra sobre Making of o assunto era chato (embora o “título” tente fazer parecer super legal.) Fotografar a parte da festa de casamento é o momento mais tranquilo para o fotógrafo, acredito eu. Embora o Lauro Maeda também seja reconhecidamente ótimo o assunto não ajudou.
Minha nota para esta palestra: 2/5
Direção aplicada à fotografia de casamento, com Márcia Charnizon

Márcia Charnizon palestrando, por Ale Carnieri
Eu não preciso realmente falar nada, pois a palestra da Márcia foi genial, assim como ela é. Acho maravilhoso que ela tenha colocado esse assunto em pauta, pois como sabem eu fotografo gente e dou muita importância pra direção. Não adianta, para fotos de pessoas comuns a direção é 90% da foto. Acho que a Márcia não é tão radical quanto eu nesse quesito, mas certamente ela dá a importância devida. Fora que a palestra dela é uma diversão só! Deu para pegar várias ideias para o meu Workshop, também rs…
Minha nota para esta palestra: 5/5
Pós Produção na Fotografia de Casamento, com Alex Villegas
Quem fez o Workshop do Alex disse que é ótimo, mas acredito que justamente para não estragar o conteúdo do Workshop a palestra dele foi bem fraquinha. Ele mostrou um workflow um pouco bagunçado (tudo meio fora de ordem) no Lightroom e coisas bem básicas. Para quem ainda não usava o Lightroom talvez fosse um motivo para começar, mas pra mim não foi muito aproveitável.
Minha nota para esta palestra: 2/5
Retratos: a elegância em apenas 10 minutos, com Renata Xavier e Leandro Lucas
Essa palestra também me interessava muito, assim como a da Márcia, por ser bem focada em retratos. O conteúdo eu achei que ficou um pouco repetido, afinal foi a penúltima palestra e eles falaram sobre direção, luzes, etc… ou seja: tudo que já tinha sido falado. Fora isso foi muito proveitosa!
Minha nota para esta palestra: 3/5
10 Maneiras para se fazer um Marketing de Resultados, com David Jay
O evento começou com marketing e terminou com marketing ;)
O David contou várias diquinhas bacanas sobre marketing e também sobre a importância das mídias sociais. O que fiquei muito decepcionada é que todo mundo ficou “babando ovo” só porque ele é gringo. Sim, a palestra foi deliciosa! Mas ele faz essa mesma palestra, cheia de chavões, em todo o mundo. Ele faz essa palestra praticamente com o livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” debaixo do braço. Mas ninguém se importa com isso, afinal é gringo. Eu adoro pegar inspiração em todo canto do mundo, é super válido, mas fico muito triste como os fotógrafos brasileiros subestimam outros fotógrafos brasileiros tanto assim. O próprio Vinicius Matos só é tão reconhecido porque ganhou, adivinha, prêmios gringos! Isso me deixa bastante indignada.
Mas algo muito bacana de se notar nele é o capricho na apresentação. Enquanto TODOS os outros palestrantes fizeram algo bobinho no Power Point e ficavam pedindo pra alguém passar para o próximo slide ele levou uma apresentação super bem feita e um detalhezinho que fez toda a diferença: controle remoto pro notebook. Incrível como esse tipo de capricho faz a diferença.
Minha nota para esta palestra: 4/5

Minha impressão do evento

A organização foi muito bem para um evento desse porte. Houveram problemas? É claro. Atrasos? Claro. Dava pra perceber que a organização não esperava tanto sucesso. Mas, no geral, foi super tranquilo. Mas até um “Happy hour” foi organizado, o que foi bacana para melhorar ainda mais o networking – mas da próxima vez pedimos um chopp melhor! :P
Gostei bastante das práticas ao vivo também. Acho que um fotógrafo tem que ter culhões para mostrar assim o resultado das suas fotos num telão, na hora, afinal todo mundo faz fotos ruins.
Quanto aos espaços de estúdio e conversa que foram feitos paralelamente às palestras, não gostei. Acho que justamente por ter tanta gente não dava para aproveitar muito. Ficava um monte de gente amontoada =(

Concurso Wedding Brasil

Quem participou do evento pôde participar do concurso Wedding Brasil, que deu vários prêmios às melhores fotos enviadas. Eu não pude participar porque era da “imprensa”, mas não teria chances! rs… olha o vencedor do primeiro prêmio, João Salamonde:
Finalmente agradeço novamente a Editora Photos pela oportunidade, e espero ver mais leitores lá no ano que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário