_

_

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Fotografando Paisagens: a hora mágica

Embora eu costume falar bastante de retratos por aqui vou variar um pouco para a fotografia de Paisagens. Sabe aquelas fotos magníficas de paisagens que aparecem em revistas consagradas como National Geographic? Sabe o que elas têm em comum? 99% delas foram tiradas na hora mágica.
Reflexos
Antes do sol se pôr
É a hora em que as cores ficam mais agradáveis, os contrastes diminuídos, a saturação lindamente aumentada, os detalhes e texturas revelados e as sombras suaves:
Mais ou menos meia hora antes e depois do nascer do sol e meia hora antes e depois do pôr do sol.
“Mais ou menos” pois depende de onde você está e qual época do ano. É preciso muita observação e ser rápido: a hora mágica dura pouco e a luz, nestes momentos, muda a cada minuto.
Cristo Redentor - 4
Depois do sol se pôr: riqueza de cores no céu
Para que fotos de Paisagens fiquem bonitas essa não é uma dica, é uma regra. Se quer um resultado perfeito a primeira coisa a se fazer é fotografar na hora mágica. Não é exagero meu. Qualquer paisagem só fica realmente bonita na hora mágica.
Então lembre-se: paisagem = hora mágica

O motivo

O motivo é a luz. Durante esses momentos a luz do sol tem uma incidência no local onde estamos que deixa o clima perfeito para fotos de paisagens:
Hora mágica
Depois do sol se pôr
  • Cores: as cores ficam lindamente mais saturadas e a riqueza de tons é muito maior. É a coloração mais rica do dia.
  • Sombras: a posição do sol faz com que sombras fiquem suaves e alargadas, delicadas… isso também ajuda a mostrar delicamente todas as texturas de terra, água e construções.
  • Contraste: o contraste entre céu e terra fica menor, assim o céu não vira simplesmente uma mancha branca para que a terra fique com uma exposição bacana.

Antes ou depois?

Quando você está fotografando algum assunto que não é o céu a luz de um pouco antes do sol se pôr normalmente é a ideal. Quente e aconchegante.
Quando você está fotografando o céu ou o céu está aparecendo o melhor momento é depois do pôr do sol, as cores do céu são reveladas incrivelmente variadas e saturadas.
Isso também vale para o nascer do sol (só que ao contrário).

Exemplos

Saí para fazer umas fotos especialmente para este artigo. Um fim de tarde no Parque Tanguá, aqui de Curitiba. É o parque “queridinho” dos fotógrafos porque tem um pôr do sol lindo e acessível.
Abaixo uma sequência de fotos do mesmo céu – só com diferença no enquadramento – tiradas com apenas 10 minutos de diferença entre elas. Só editei o contraste e saturação pois fotografei tudo em RAW, de resto sem edições:
e20090429_0051
Neste dia o sol se pôs mais ou menos no momento da segunda foto. Lembre-se que depois do show do pôr do sol ainda temos alguns minutos de luz linda, ainda mais linda do que no momento exato. Até que o céu vire um breu completo as cores vão variando, e algum desses momentos pode resultar em fotos maravilhosas.
Veja mais algumas fotos tiradas no dia:
Parque Tanguá
Texturas e cores um pouco antes do sol se pôr
Parque Tanguá
Depois que o sol se põe o céu mostra suas cores
Então como primeira dica para os que pretendem fotografar paisagens: nada de sol a pino! Fotografia de Paisagem é na hora mágica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário